A História dos Três Porquinhos

A História dos Três Porquinhos


A História dos Três Porquinhos

{texto}


OS TRES PORQUINHOS e o lobo mau são personagens de um dos famosos contos dos Irmãos Grimm , dois alemães que viveram no século XIX e criaram algumas das mais bonitas histórias para crianças, de todos os tempos.
Walt Disney adaptou esses personagens para o cinema em 1933. Eles apareceram num dos filmes da série Silly Symphonies. Em 1936, os porquinhos estrearam nas histórias em quadrinhos, juntamente com o lobo mau. Então eles já tinham nomes: eram o Prático, o Cícero e o Heitor. Quanto ao seu inimigo, chamava-se Lobão.
O Lobão, nas primeiras histórias, tinha três filhos, que eram tão maus quanto ele.
Depois, esses lobinhos maus desapareceram e surgiu o Lobinho, que é bom e amigo dos três parquinhos.
A história original é muito conhecida. Nela, os porquinhos moram cada um numa casa.
Mas, enquanto o Prático mora numa casa sólida, construída com tijolos e cimento, o Cícero mora numa casa de palha e o Heitor, numa de madeira. Eles construíram casas frágeis, porque assim seria mais rápido e eles poderiam logo ir brincar e dançar.
O Lobão, entretanto, decide comê-los. E ai só a casa do Prático resiste às tentativas. Os outros porquinhos refugiam-se lá, prometendo deixar de ser preguiçosos.
Nas histórias em quadrinhos, porém, o Lobão continua a perseguir os três porquinhos e tanto o Cícero quanto o Heitor esqueceram a promessa e continuam tão descuidados quanto antes. Como resultado, é o Prático que tem de cuidar de tudo.
A casa onde moram os três porquinhos é cheia de armadilhas contra lobos. Além disso, o Lobinho costuma estragar os planos de seu pai, contando o que ele pretende fazer aos seus amigos porquinhos.
Um outro personagem, que sempre impede o lobo mau de comer os três porquinhos, é o Zé Grandão, um urso que mora nas redondezas, e de quem o Lobão costuma roubar galinhas.

Piada de Adão A. Souto Veiga, um dos desenhistas Disney que fazem parte dos estúdios da Editora Abril.

Outra característica muito importante dos três porquinhos é o seu gosto pela música. Eles surgiram num filme musical e até hoje ainda costumam se reunir em frente lareira para tocar a sua música preferida: "Quem tem medo do lobo mau?" O conjunto e formado pelo Prático, pianista, o Cícero, violinista, Heitor, flautista. No Brasil, eles apareceram pela primeira vez na revista O Pato Donald, de julho de 1950. Eles fugiam do Lobão numa série de histórias denominada O pequeno lobo feroz. Ainda hoje, eles continuam fugindo mas já conquistaram completamente o carinho e a admiração do público brasileiro.
As suas histórias são lidas mostradas para exemplo de como o trabalho constrói.

Cenas da primeira história em quadrinhos dos Três Porquinhos publicada pela Editora Abril, em julho de 1950.